Escrever um livro é um sonho para muitas pessoas, mas muitas vezes elas se sentem impedidas por crenças limitantes como “eu não sei escrever”, “ninguém vai ler o que eu escrevo” ou “o que as pessoas vão pensar sobre o que eu escrevo”. No entanto, escrever um livro é um processo acessível e gratificante, e os livros de coautoria são uma ótima maneira de começar.

Renato Lisboa, CEO da Editora Lisboa, afirma: “Escrever um livro é um sonho para muitas pessoas, mas muitas vezes elas se sentem impedidas por crenças limitantes. Se a ideia de escrever um livro te fascina, mas ainda parece distante, os livros de coautoria são o ponto de partida ideal. Essa modalidade de escrita torna o processo mais acessível, gratificante e colaborativo, abrindo portas para um universo de novas possibilidades.”

Cláudia Guimarães, coordenadora de Livros da Editora Lisboa, complementa: “Os livros de coautoria são uma ótima maneira de começar a escrever um livro, pois permitem que você trabalhe com outros autores e aprenda com eles. Além disso, os livros de coautoria são uma ótima maneira de divulgar seu trabalho e alcançar um público maior.”

Como escrever um livro de coautoria

Para escrever um livro de coautoria, você pode entrar em contato com uma editora. No caso da Editora Lisboa, todos os meses são abertos editais para a seleção de coautores para participarem de livros que iniciam a produção. Após ser aceito, você precisa decidir sobre o tema do livro e criar um plano de escrita, com o apoio da editora em um processo de mentoria. Em seguida, você e os demais coautores começam a escrever os capítulos, que passarão pelos processos de revisão, diagramação, ilustração e impressão até que o livro fique pronto para ser lançado.

Benefícios de escrever um livro de coautoria

Escrever um livro de coautoria tem muitos benefícios, incluindo:

  • Aprender com outros coautores;
  • Divulgar seu trabalho;
  • Alcançar um público maior;
  • Ganhar experiência na escrita;
  • Expandir sua rede de contatos (networking);
  • Obter ganhos financeiros com a venda do livro e de direitos autorais;
  • Aumentar sua visibilidade;
  • Ganhar reputação e autoridade;
  • Obter validação junto ao mercado.

Escrever um livro solo

Depois de escrever um livro de coautoria, você pode se sentir pronto para escrever um livro solo. No entanto, é importante lembrar que escrever um livro solo é um processo mais desafiador do que escrever um livro de coautoria.

Segundo a Associação Brasileira de Editores de Livros (ABRELIVRO), o mercado editorial brasileiro movimentou R$ 4 bilhões em 2023 e segue em expansão para a adesão de novos escritores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui